Localização / Clima

A localização da região demarcada do Douro contribui para a sua singularidade. Situada em vales profundos e protegida pelas serras do Marão e Montemuro, que constituem uma barreira contra os ventos húmidos do Oeste, a região caracteriza-se por invernos rigorosos e verões muito quentes e secos.

O Douro divide-se em três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. A primeira de microclima Mediterrânico/Atlântico, a segunda Mediterrânico e a terceira Mediterrânico/Continental.

A Quinta do Monte Xisto situa-se no Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa, na margem esquerda do rio Douro. Esta é a sub-região que apresenta os níveis mais baixos de precipitação com uma média anual de 400mm.

Exposição

Por norma, o rio Douro corre de este para oeste, ficando os terrenos expostos a sul ou a norte. Na zona de Vila Nova de Foz Côa, uma falha tectónica – a falha da Vilariça – deu origem a um conjunto singular de curvas que proporciona uma exposição solar distinta. Aqui, o rio corre de sul para norte, permitindo desta forma ter todas as exposições no mesmo terreno. A norte temos uvas que dão mais acidez ao vinho, mais frescura, a sul mais maturação, estrutura. Conforme o João diz, “as teclas do piano estão todas lá, temos todas as notas para compor!”

Tipo de Plantação
Vinha ao alto. Parcelas com castas separadas e de mistura.

Castas
Castas tintas: Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinto Cão, Tinta da Barca,Tinta Francisca, Souzão e Roriz. 
Castas brancas: Rabigato, Viosinho, Arinto e Códega.

Poda
Tradicional e cordão.

Solo
Xisto integrado na Formação da Desejosa.

Altitude
Entre 220m e 320m.

Área
55ha, 10ha de Vinha.